domingo, 16 de janeiro de 2011

ARVORISMO


O arvorismo é um esporte recente, criado a partir das técnicas utilizadas por pesquisadores para se locomover em florestas na altura da copa das árvores. Na Serra da Canastra, é praticado no Centro de Aventura Canastra-Babilônia, localizado às margens do Rio São Francisco, em Vargem Bonita.
Plataformas com até 9 metros de altura, interligadas por cabos de aço, viram uma espécie de trilha nos ares para os praticantes do esporte. A dificuldade vai aumentando à medida que a pessoa avança de uma plataforma a outra. O equipamento utilizado é o mesmo do rapel: cadeirinha, mosquetões, roldana, capacete e luvas. A segurança é garantida pela chamada "solteira": uma corda que liga a cadeirinha do praticante a uma roldana presa num cabo de aço.
São 3 séries de plataformas montadas entre árvores. Para começar a atividade, a pessoa sobe uma escada de madeira e cabos de aço até o alto da plataforma. No final das duas primeiras séries, a descida da última plataforma é feita utilizando a técnica do rapel. Na última série, a descida é numa tirolesa de 180 metros. Ou seja, depois de andar nas alturas, o praticante faz um verdadeiro vôo de volta ao solo. A plataforma da tirolesa inclui também uma mini parede de escalada.
O ARVORISMO (passeio entre as copas das árvores) foi criado em 1997, quando ativistas ecológicos, para impedir o desmatamento de uma pequena floresta na Inglaterra, incentivaram a sua exploração de uma forma não predatória. Logo depois passou a ser considerado um esporte na Nova Zelândia.
Com o auxílio de equipamentos adequados e de monitores especializados, a pessoa pode subir até as copas das árvores e andar entre elas por trilhas aéreas amarradas em bases ou plataformas construídas a no mínimo 7 metros de altura.
Para subir até as bases são feitas abordagens por escadas de toras de madeira, escadas de cordas, paredes de escalada e rapel.
Fonte:http://www.jornallivre.com.br/128252/o-que-e-arvorismo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário